25 anos de Tetris

null

Durante esta semana predominaram, nos sites de jogos, notícias de lançamentos da E3 2009 que fez com que muitos não se lembrassem de que esta semana, mais precisamente hoje, comemora-se os 25 anos do lançamento de um dos mais influentes jogos já criados, o Tetris.

Este jogo foi concebido pela mente brilhante de um jovem de 29 anos, um pesquisador de inteligência artificial que trabalhava na Academia Soviética de Ciências, Alexey Pajitnov, que era apaixonado por quebra-cabeças.

Depois de várias experiências, em 6 de Junho de 1984, Pajitnov acabou a primeira versão de um jogo que não tinha placar nem fases, apenas 4 peças (daí o nome Tetris, derivado do grego tetra – quatro), com os formatos de S, T, L, I. Estas peças caiam infinitamente do topo do ecrã até que o jogador não as conseguisse eliminar. Apesar de sua premissa extremamente simples, qualquer um que sentasse diante de um computador com este jogo, ali permanecia durante horas.

Depois da apresentação do jogo a alguns membros da Nintendo nasceu uma das parcerias mais bem sucedidas da história dos jogos. Sendo assim a Nintendo resolveu disponibilizar uma cópia do jogo com todos os Game Boys a serem vendidos. Provavelmente sem o Tetris a consola portátil da Nintendo não teria o sucesso que teve e até o jogo, provavelmente, não seria tão conhecido.

Este jogo teve uma série de conversões e adaptações para vários produtos electrónicos, que passou a fazer parte da cultura pop mundial e pensa-se que tenha vendido mais de 70 milhões de cópias ao longo dos anos. Alexey Pajitnov só começou a receber dinheiro com este jogo em 1996, depois da Rússia ter perdido os direitos. Actualmente ele trabalha para a Microsoft e o mundo dos jogos seria muito diferente se em 1984 ele não tivesse tido aquela ideia brilhante.

Só me resta dizer mais uma coisa: Parabéns Tetris!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CommentLuv badge