A teoria de John Gabriel

Comecei a jogar Counter-Strike quando este ainda era pouco conhecido, apenas os jogadores de Half-Life o conheciam, não passava de um Mod que vinha incluído em algumas edições de Half-Life. Lembro-me perfeitamente que a maior parte dos jogadores de CS na altura eram jogadores casuais, pouco dados a insultos ou conflitos com outros jogadores durante os combates, apenas se jogava por diversão e o pessoal era quase todo fixe.

O mesmo aconteceu durante o primeiro ano de World of Warcraft, claro que havia algumas ovelhas negras nos servidores, mas muito raramente conhecíamos pessoas arrogantes ou idiotas durante as quests, basicamente World of Warcraft tinha uma comunidade espetacular onde se encontravam pessoas interessantes e divertidas para jogar.

Mas claro que isto não durou muito tempo, no momento em que ambos os jogos ficaram a ser considerados Mainstream (Ou seja parte da corrente principal ou conhecidos pela maior parte da população) começaram a chegar enxurradas de pessoal que anteriormente nunca tinha pegado num jogo online e é aí que começam os problemas.

Existe uma teoria desenvolvida por um tal de John Gabriel que diz que quando alguém normal passa a ser anónimo e tem “audiência” ou seja outras pessoas que o vão ouvir, torna-se numa pessoa completamente diferente, neste caso para o pior. Isto para mim è verdade porque não acredito que muitas das pessoas que tenho conhecido em jogos online sejam assim tão primitivas e decadentes na vida real.

Foi exactamente isto que aconteceu, começamos a ter de aturar garotos de 9 anos a insultar-nos, pessoal idiota que se diverte a chatear os outros, Pseudo-“Leets” arrogantes e primitivos e uma grande parte composta por gajos convencidos que chegam ao jogo e têm a mania que são os reis de tudo e de todos. Muitas vezes tenho que ouvir vozes esganiçadas de garotitos que jà deviam estar na cama a dizerem mais asneiras em 15 minutos do que as que um gajo que frequenta a taberna todos os dias ouve durante 1 ano.

Porque será que no momento em que um jogo se torna conhecido ou mais conhecido, os jogadores mais “velhos” ou “sêniors” são obrigados a aturar cenas destas diariamente?

2 thoughts on “A teoria de John Gabriel

  1. Isso ve-se em todo o lado infelizmente.. É pena, nós pessoas que não gostam de conflitos nem se armam atras de um pc ter de levar com pessoas dessas… Um dos principais factores que me está a levar deixar de jogar cs.. Cada vez me irrita mais, aqueles putos que se acham alguem, ou mesmo cheats ou como disseste pseudo-leets que pensam que sao mais que alguem por serem melhores numa coisa que nao os leva a lado nenhum…

  2. Isto é de facto uma realidade mais frequente.
    Também me lembro que quando comecei a jogar CS era de facto pura diversão. Mas agora esses “armaçolas” levam o jogo cada vez mais a serio, chegando ao ponto de insultar os outros.
    É uma pena!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CommentLuv badge