Crise chega à Sony

PS3

Nos últimos anos tem-se desenrolado uma verdadeira guerra na geração das consolas, mas após tanto tempo a Sony foi incapaz de lucrar com as vendas da Playstation 3, há poucos dias a empresa japonesa publicou um relatório que demonstra que a empresa japonesa está a perder à volta de 50 US dólares por cada consola que vende.

Este numero não é nada bom para a empresa, que quanto mais vende mais perde, mas estes números não se comparam ao inicialmente previsto. A Sony previa que a produção de cada PS3 custa-se 840$, perdendo assim 240$ por cada consola.

Actualmente, a fabricação de cada PS3 anda à volta de 448$ e a Sony vende o seu produto por 399$, estes números demonstram uma melhoria aos números inicialmente previstos mas a Sony espera chegar a números positivos no ano de 2009.

Segundo Eiichi Katayama, analista da Nomura Securities que segue o percurso da Sony relativamente aos videojogos afirmou:

A empresa ainda não relevou qualquer estratégia de crescimento. Apenas temos ouvido que há planos para desistirem de alguma coisa.

Neste mesmo relatório a empresa revela intenção de vender a fabrica que produz os chips Cell da PS3 para a Toshiba por um valor à volta dos 620 milhões de euros.

Dado os factos ou a Sony se prepara para acompanhar a Sega, entregando a outras companhias a luta pelo hardware, ou a PS4 irá ser menos vistosa no que toca a hardware e por consequência mais barata.

} else {

2 thoughts on “Crise chega à Sony

  1. Gosto bastante do vosso blog, mas erros destes devem-se evitar.
    Onde se lê “à poucos dias” deve ler-se “há poucos dias”

    Cumprimentos

  2. Por outro lado, as PS2 foram um sucesso enorme de vendas e continuam a vender-se :o)

    Já agora, não é que esteja dentro da coisa mas…duvido que o preço de fabrico continue a rondar os 840 dollars (sabendo que o removeram componentes da versão inicial [ie: agora só tem um comando, não tem retrocompatibilidade, não tem leitor de cartões de memória e tem menos portas USB].

    Como se isso não bastasse, pelo menos em Portugal andam agora à venda packs de 2 jogos por 439 euros (ie: little big planet [69.95] + wall e [59.99]).

    Se fizermos a conta à consola – jogos (439 – 129.94) temos um valor de 309.06 euros.

    Pela cotação actual do dollar, só a consola deverá andar a rondar os 431.29 dollars.

    Sabendo que os jogos em questão não ficam, obviamente, ao preço que se vendem normalmente (são PELO MENOS 20% mais baratos por causa do IVA), até podemos fazer a conta novamente:

    129.94 – (129.94 * 0.2) = 103.952 euros (valor jogos sem IVA)

    Refazendo a conta:
    439 – 103,952 = 335,048 euros ou 467,59 dollars

    Isto tudo para concluir: a PS3 dá lucro em Portugal! :o)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CommentLuv badge