Linguagem gestual em estudo para Half-Life 2: Episode 3

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Gabe Newell, director administrativo da Valve, dirigiu recentemente um focus group (discussões de grupo) com deficientes auditivos, com o intuito de aprender mais sobre a língua gestual e como ela pode ser aplicada em novos jogos, mais especificamente em Half-Life 2: Episode 3.

Alyx tem uma queda por alguém que tem problemas de audição, então ela ensinou o robô Dog a fazer sinais de forma que ela pudesse praticar.

Algo aconteceu, talvez, e a pessoa foi combater os Combine em outro lugar, mas é por isso que ela e Dog começam a fazer sinais entre si quando eles querem se comunicar sem fazer barulho, ou se comunicar sem que outras pessoas saibam… isso nos deu a desculpa para construir a tecnologia para a linguagem dos sinais

Gabe Newe

Os participantes deste focus group destacaram a importância das expressões faciais das personagens enquanto se fazem os sinais. Apesar de ser reconhecida pelas suas animações faciais realistas, acredita-se que ainda será preciso evoluir a tecnologia para representar de maneira fiel as nuances da linguagem gestual.

Este último capítulo de Half-Life 2 é bastante esperado pelos fãs, mas ainda não tem data de lançamento conhecida.

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