EA insiste no DRM

Depois da polémica provocada pela DRM no Spore, parece que a EA não aprendeu e voltou a lançar um novo titulo com essa pseudo-protecção que segundo eles, é uma protecção anti-pirataria.

Segundo a EA num comunicado exclusivo sobre a DRM do Fifa, “Esta medida vem na sequência das preocupações dos criadores, que sem a capacidade de protegerem o seu trabalho e de o impedirem de ser roubado, acabarão por parar de investir em jogos para PC. Jogos diferentes utilizam políticas diferentes, mas em geral a passagem para a autenticação online ajuda a proteger os criadores de jogos e garante que os jogadores possuem a melhor, autêntica e autorizada experiência de jogos”

Mas então eles querem uma protecção anti-pirataria, e os únicos beneficiados com esta pseudo-protecção, são os que adquirem os jogos ilegalmente, e não os consumidores honestos que os compram.

O jogo necessitará de uma activação online, sendo permitido um máximo de cinco instalações. Isto não poderá ser visto como um incentivo á pirataria?? Bem vistas as coisas, nós nem chegamos a comprar o jogo. Pagamos o aluguer á EA, e podemos instala-lo 5 vezes… Se queremos mais, temos de pedir. Sempre pensei que ao comprar alguma coisa, poderíamos fazer o que quisesse-mos com esse produto. Não dependendo de ninguém.

Ah e já agora, uma observação pequeninha, alguns programadores quebraram esta protecção em menos de 24h e fizeram o favor de partilhar pela internet fora. Para cada problema, uma solução.

Demo Pes09 no dia 2 de Outubro

Um dia antes do lançamento de Fifa 09, principal adversário, a Konami disponibilizará para PC, PS3 e Xbox360 uma demo jogavél de Pes 09.

Com a possibilidade de jogar 5 minutos no modo Exhibition, também possibilita jogos de 5 minutos em Multiplayer com as seguintes equipas e selecção:

Equipas Disponíveis na Demo:

  • Manchester United
  • Liverpool
  • Real Madrid
  • Barcelona

Selecções Disponíveis na Demo:

  • França
  • Itália

Divirtam-se até ao dia a seguir, com o Fifa, ou esperem ate ao dia 17 para porem a bola a rolar no PES. Qual o melhor?? Falta pouco tempo para saber.

3 Novos videos Fifa 09

A pouco menos de uma semana de sair Fifa 09, dia 3 de Outubro, surgem mais e vídeos em pleno jogo.

O jogo que prometia inovar por completo, na minha sincera opinião, formada somente com pouco tempo de jogo na demo, penso que o jogo em relação ao do ano passado, piorou. Não gostei da física do jogo nem da jogabilidade e o jogo apresenta um novo esquema de teclas, que sinceramente não tem nexo nenhum. Mas isso é o menos, pois pode ser alterado, mas quando o jogo sair eu vou jogar novamente a ver se a minha opinião altera, e tenha algum entretenimento até sair o PES.

Sem mais nada a dizer, fiquem com os vídeos:

FIFA 09 – Diferenças entre PS3/X360 e PC

null

A versão PS3/X360 do FIFA 09, será um tanto ou quanto diferente da versão PC do mesmo jogo. Porquê, perguntam vocês? Aparentemente, se FIFA 09 nas consolas, referidas em cima, se dirigisse para o PC, seriam poucas as máquinas no mercado que o conseguiriam executar.

Esta explicação foi avançada no fórum oficial da Electronic Arts, por um representante da firma.

“Se a arquitectura fosse idêntica às versões PlayStation 3 e Xbox 360, FIFA 09 no PC seria acessível a 1-3% das máquinas no mercado,” referiu. “… é por causa do poder do CPU que o FIFA 09 PC não pode ter a mesma arquitectura das versões PS3 e X360.”

Esta decisão tem sido contestada por alguns fãs, compreensivelmente. Ao que parece, a versão PC do próximo capítulo da série não terá uma apresentação visual tão vistosa como a versão que irá atingir as consolas domésticas da Sony e Microsoft, facto que levou os jogadores a questionar a estratégia da companhia norte-americana.

Mesmo assim, o representante da EA garantiu que a versão PC irá oferecer um motor de jogo profundo e visuais de ponta.

Interessados no FIFA 09? Qual é a versão que pretendem adquirir? Fica ao vosso critério e é, claro, às vossas “disponibilidades financeiras”.

FIFA 09 chega às lojas em Outubro.

Pro Evolution Soccer 2009 – Antevisão

null

Nunca antes a luta pelos relvados virtuais esteve tão acesa. Ora é nas conversas de fóruns, comentários a imagens, vídeos ou mesmo no café, onde os “FIFArrões” e “PESeiros” tentam lutar entre si, avançando argumentos e factos, acerca de qual será o melhor este ano. Mas uma coisa é certa, apenas se saberá o vencedor após o lançamento, verificando o número de vendas, e o sucesso dos modos online de ambos.
Por incrível que isto pareça ser, o voltar ao passado nunca foi tão bem recebido na comunidade. Se por um lado inovação, realismo das imagens, sistema sonoro real e envolvente é a meta em muitos jogos, no PES, tudo o que os fãs querem é jogabilidade. Sim, jogabilidade como antigamente. Sabendo disto, a Konami tentou neste novo jogo trazer de volta essa característica, fazendo com que os fãs sentissem o seu PES de volta.

PES sempre lutou contra a dificuldade de obter – e principalmente de manter – as licenças oficiais do seu lado, perdendo a cada ano mais e mais. Este ano não é excepção, e em forma de comparação rápida, olhar para as licenças de FIFA 09 e PES 09, é uma comparação tremendamente ingrata de se fazer. Como ponto alto temos a licença da Champions League, apresentada esta semana. Este modo de jogo permite assim termos todas as equipas representadas licenciadas, com os equipamentos, jogadores, e patrocínios, trazendo sempre aquela pitada de realismo.
Mas não teremos apenas este modo. Teremos a tradicional Master League e um novo modo que traz um pouco ao PES a tendência do mercado de videojogos, a de transformar cada um de nós em estrelas. Ora, este novo modo será o Rumo ao Estrelato, onde encarnamos um jogador jovem, que tem que lutar pela busca da fama e glória. Começando desde pequenos clubes, até tentarmos atingir o ponto alto da carreira e jogar nos melhor clubes mundiais, e porque não sermos o melhor jogador do mundo?
Algo de incompreensível neste modo de jogo são as opções de posição que nos são permitidas, apenas médios e avançados. Mas não ficamos por aqui, uma vez que as camaras diponíveis também são algo limitadas. Podemos escolher camera fixa, onde apenas vemos o nosso jogador, e se a bola sair do ecrã deixamos de ver os acontecimentos. Outra camera é a de seguir a bola, mas neste caso perguntámos, e o dito jogo sem bola? As marcações, a colocação no terreno? Julgamos que estas escolhas por parte da Konami, poderão deitar por terra um modo de jogo, que poderia tentar competir de perto com o FIFA.

Falando agora sobre os graficos, temos uma pequena desilusão. Não que seja algo mau, mas estamos mal habituados com aos gráficos do FIFA, que sempre foram bem melhores que os do PES, e que na minha opinião se a Konami investisse mas um pouco nisso deitaria por terra todos os argumentos do FIFA. Voltando ao PES, existe sempre algumas lacunas como os típicos adeptos em “folha”, com horríveis texturas e os estádios com pouca vida e detalhe. No relvado também se nota uma falta de detalhe e a falta de qualidade, mais vísivel durante as cameras próximas, como nos livres. A única coisa que escapa são os modelos dos jogadores, ainda mais credíveis e detalhados, bem como as animações, que são agora mais ricas, reais e em confrontos directos mais duros e violentos.

null

Algo que mereceu duras críticas na edição passada do PES, eram as cosntantes quebras no jogo, quando o ecrã era mais povoado e na repetições. Este novo PES está refinado, mais fluido, e mais real que nunca. O vício de jogar PES está de volta, e como foi dito no princípio, como é bom voltar ao passado.
Para além da jogabilidade, este novo PES está mais difícil, mais duro, mais táctico e a IA está mais dinâmica e surpreendente. Um factor surpreendente foi a questão do cansaço dos jogadores. Nunca um jogo de futebol pareceu tão real neste aspecto, pois conforme o jogo vai avançando, é perfeitamente notória a falta de forças dos jogadores, principalmente aqueles que mais usamos, sendo quase intuitiva a necessidade da sua substituição.

Deixando de fora os pontos negativos, espera-se um PES à maneira antiga, com os seus pontos bons e fracos. O seu sucesso em tudo dependerá dos modos online, bem como se o regresso da jogabilidade “à PES” como muitos apelidam, chegar para convencer os mais cépticos.

FIFA 09 – demo disponível (PC)

Fifa 09

Já está disponível para download a demo do novo FIFA 09. Apesar de ainda só estar disponível para PC, a demo vai também sair para PS3 e Xbox 360 amanhã, nos respectivos serviços online. Nesta demo podem escolher 6 equipas, Marseilles, Real Madrid, Chelsea, Schalke, Toronto FC e AC Milan . Tem como modos para jogar Exhibibiton match, Kick-off Team e Kick-off Be a Pro. Podem fazer o download (internacional) no link em baixo:

FIFA 09 Demo

FIFA 09

Uma revista estrangeira publicou as primeiras imagens do jogo de futebol fifa 09, que está a ser desenvolvido para as consolas da nova geraçao (supostamente ps3, wii e xbox 360).

Dentro das expectativas dos utilizadores, para essa nova edição do jogo, estão melhorias na reprodução das faces dos jogadores, incrementos na jogabilidade e acualizações no modo carreira, que inclui opções para criar, um jogador desde o início.

A data de lançamento do fifa 09, ainda não foi anunciada

fifa 09fifa 09fifa 09