God of War 3 – primeiro gameplay!

Directamente da Game Developers Conference 09, vem um vídeo amador tirado por um jornalista que assistiu a uma demonstração de God of War 3, sendo esta a primeira “footage” in-game totalmente real e sem “tratamentos” como o trailer passado. O vídeo tem cerca de 1 minuto, e demonstra as capacidades de Kratos ao subjugar um troll, para depois matar um grande número de inimigos com ele. É de realçar que este vídeo corresponde a uma versão pré-alfa e por isso está longe de representar a qualidade final do jogo. Vejam por vocês mesmos:

God of War 3 – novidades

Image and video hosting by TinyPic

Segundo vários sites que tiveram acesso a novas informações de God of War 3, este irá acbar com a história de Kratos, mas não de toda a saga God of War. Estas são decerto excelentes novidades pois sugerem que teremos novos God of War para qualquer uma das consolas da Sony. Outra informação importante e que também vai dar bastante polémica é o facto de estes sites afirmarem que GOW3 irá ser tão violento que certas partes nunca chegaram a ser publicadas na internet por sites oficiais. GOW3 terá um nível de brutalidade como algo nunca visto, utilizando o poder da PS3 e uma nova tecnologia gráfica chamada  “Zipper”, que permitirá que a pele dos inimigos seja cortada realisticamente em camadas, deixando que os seus orgãos se espalhem pelo chão de maneira credível e sangrenta. Com certeza será um jogo não apropriado para os fracos de coração, e que marcará a história dos videojogos de maneira inconfundível.

God of War 3 – Estará assim tão bom?

Depois do lançamento do trailer de GOW 3 que mostrava sequências de vídeo totalmente “in-game”, todo o mundo entrou em frenesim. Uns pensavam “Está brilhante!”, outros “Podia estar bem melhor…”. Mas afinal em que ficamos?

A fama da série God of War nas outras consolas da Sony leva-nos  a pensar que GOW 3 tem de ser épico, brutal e magnífico do ponto de vista técnico. Sempre foi conhecido por elevar a fasquia a nível gráfico na consola em que sai, o que se passou claramente com a PS2 e a PSP.

Image and video hosting by TinyPic

Imagens como esta mostram como God of War 2 conseguiu espantar o mundo, sem sequer mencionar os gigantescos bosses e a complexidade dos cenários. Mas agora, nesta nova geração  de consolas, a que tem mais poder de processamento é a PS3, e visto God of War 3 ser exclusivo da mesma até agora, temos um par bem arranjado. Os produtores de GOW3 têm uma fonte de poder enorme ao seu dispor, pronta a ser usada como eles bem entenderem. E como já foi mencionado, eles até que sabem o que fazem. Pelo trailer mostrado, podemos verificar vários aspectos:

– A escala dos cenários é impressionante, assim como o detalhe nos mesmos;

– Algumas texturas ainda estão muito difusas;

– Os efeitos de luz estão deveras bons;

– Os efeitos de partículas estão bastante detalhados;

– Kratos está mais detalhado do que nunca;

– O sangue até agora está “estranho”;

– A variedade de combos é maior;

– A variedade de inimigos não é muita;

– Kratos tem novas habilidades ao seu dispor;

Apesar de alguns aspectos negativos, o trailer dá-nos uma amostra do que está para vir, com muita brutalidade e estilo á mistura. As primeiras impressões são de que o jogo está bom em A e B, mas C e D podiam ter sido mais trabalhados. O problema de tudo isto é o facto de GOW ser conhecido pela sua capacidade de rebentar com a escala de tudo e de todos, arrebatando os jogos da concorrência. Apesar de os gráficos estarem já bons, GOW por natureza tem de ser melhor, tem de ser deslumbrante. O mesmo se passa com a jogabilidade. A habilidade de correr nas paredes é interessante, e abre novos caminhos de esventrármos os nossos inimigos, mas será assim tão boa. Pelo que foi mostrado, cerca de 90% dos combos que Kratos faz já estão presentes nos seus jogos anteriores, o que nos faz interrogar se se pode mesmo falar de inovações significativas a esse nível.

É da maior importância mencionar que este artigo é meramente uma opinião de um jogador de todos os jogos da série God of War, e que não deseja por em causa a qualidade final do jogo, visto esta versão certamente não corresponder ao produto final. Existem casos como o de Killzone 2 e Metal Gear Solid 4, em que a comparação entre o primeiro trailer lançado com imagens “in-game” e o trailer da versão final apresentam diferenças enormes e significativas. A única coisa que se pode esperar é que God of War 3 seja um desses casos, para que assim possa reinar sobre esta geração de jogos.

God of War III – novos detalhes

A revista francesa PSM3 revelou mais alguns preciosos detalhes do épico God of War 3. Segundo esta revista, GOW 3 será um jogo onde Kratos manterá algumas das habilidades dos jogos passados, como inovará com algumas novas manobras. Um exemplo de estas últimas, é a capacidade de correr nas paredes, o que juntando com várias combinações de ataques pode resultar num espectáculo para os olhos.

Image and video hosting by TinyPic

O terceiro capítulo da série God of War vai contar com um motor de jogo baseado no de GOW2, mas muito melhorado e adequado ao poder da PS3. Devido a isto, o jogo vai apresentar cenários gigantescos e detalhados, próprios da nova geração de gráficos. O jogo vai correr a uma resolução de 1080p, com uma framerate muito estabilizada e sólida, perto dos 60fps. Não haverá também loadings perceptíveis, porque estes serão feitos durante as cutscenes.

Image and video hosting by TinyPic

Até agora, não há sequer planos para multiplayer, nem online nem offline, oque vem desacreditar um rumor que haveria um modo cooperativo na versão final do jogo. A equipa de Santa Mónica não tenciona utilizar o sensor de movimentos do Sixaxis, mas espera-se que utilizem a tecnologia de vibração já presente nos comandos Dualshock 3. Para ajudar ao desenvolvimento do jogo, a Insomniac (Resistance, Ratchet & Clank) e a Naughty Dog (Uncharted) estão em constante contacto com os estúdios de Santa Mónica.

Image and video hosting by TinyPic

O jogo vai manter a sua reputação ousada com uma apresentação gráfica bastante matura e grotesta, apresentando cenas de teor sexual ainda mais provocantes e realistas, assim como litros de sangue espalhados pelo cenário. Para aqueles que são fãs da série, existiram muitos elementos que são característicos a God of War, assim como algumas inovações. Uma notícia um pouco má é que a duração do jogo vai ser mais curta do que o anterior jogo, porque a equipa focou-se mais na acção intensa do que na longevidade.

Image and video hosting by TinyPic

A antecipação para este jogo nunca foi tão grande, e segundo os rumores, ainda será lançado este ano. Se alguma data oficial for revelada, todos os possuidores de uma PS3 marquem esse dia na vossa agenda, porque GOW3 é um jogo obrigatório de ter.