PSP pode ser ligada à PS Vita

null

Quando se lança uma consola nova por norma temos a expectativa de que esta possa ter compatibilidade com os jogos da sua antecessora.

Vários rumores sobre este assunto pairaram no ar para a PlayStation Vita e eis que a Sony anuncia oficialmente que jogos PSP descarregados na PlayStation Vita poderão ser jogados em formato multijogador em modo Ad-hoc com a PSP.

Ainda não foi revelada uma lista com os jogos que suportarão esta funcionalidade, mas espera-se que a grande maioria o suporte.

Com esta noticia sabe-se agora que a PlayStation Vita terá ligação com com as plataformas anteriores da Sony, inclusive a PlayStation 3, como já havia sido anunciado.

Jogos da PSP serão lançado em cartões flash SD

null

Aquando do anúncio da nova NGP, a compatibilidade dos jogos da PSP com a nova consola foi um assunto que ficou por explicar. É que como sabem a NGP não terá um leitor UMD, logo os jogos que tenham comprado para a PSP não poderão ser jogados na NGP.

A Sony deu uma entrevista ao Gigazine.net, na qual tenta motivar os produtores a lançarem os seus novos jogos para a PSP também em formato digital. Mas vem ainda revelar que os jogos já lançados para a PSP deverão começar a chegar em formato de cartões flash SD, por forma a serem jogáveis na NGP.

Algo que foi também referido, e que deverá deixar muitos desapontados, é o facto da retro-compatibilidade deixar de existir em alguns jogos PSP.

A Sony está também a investigar uma forma de ser possível jogar-mos os nossos jogos UMD na NGP. Vamos esperar para ver qual será a solução.

Concorrente do Steam vem aí… novamente

null

Foi recentemente anunciado pela Microsoft o relançamento do cliente online de jogos para PC Games for Windows Marketplace.

A Microsoft renovou o seu Marketplace e vem para concorrer directamente com o Steam da Valve e até mesmo com a App Store da Apple.

Claro que iremos ter jogos compatíveis com o Live, e nós gostamos desses, mas não é só isso que irão encontrar. Terás mesmo que visitar no primeiro dia, porque iremos ter fantásticas pré-vendas de um título que queres saber.

Peter Orullian

O Games for Windows Marketplace não se quer limitar à disponibilização de jogos via download, mas também quer o que o Steam faz bem, a comunidade à sua volta.

Foi ainda revelado que os possuidores de uma conta no Live, Zune Pass Subscriber e Hotmail poderão se ligar ao Marketplace com essa mesma conta e ainda partilhar os nossos pontos do Live.

Falta só dizer quando é que este serviço vai estar online e será a partir do dia 15 de Novembro. Será que vai conseguir “roubar” clientes ao Steam?

Kinect – Já podes jogar sentado

null

Como devem saber um dos problemas do Kinect mais reportados pelo produtores era a impossibilidade de jogarmos sentados no nosso sofá. Mas isso mudou.

Inicialmente a base de controlo de captação de todo o esqueleto estava colocada fundo da coluna, logo não visível ao Kinect se estivéssemos sentados. Agora com uma actualização de software essa base passou para a parte de trás do pescoço.

Isso significa que, se o fundo de seu torso se confunde com o sofá, porque o teu “rabo” e pernas estão envolvidas dentro do sofá, isso não importa, porque as mãos e os braços ainda estão a trabalhar. Consegues fazer muitas mais acções.

Andrew Oliver

Ainda hoje ficamos também a saber que no dia do lançamento do Kinect, 10 de Novembro, vamos poder escolher de entre os seguintes títulos:

* Kinect Adventures
* Kinectimals
* Game Party: In Motion
* Harry Potter and the Deathly Hallows, Part 1 The Videogame
* Your Shape: Fitness Evolved
* Dance Central
* The Biggest Loser Ultimate Workout
* DanceMasters
* EA Sports Active 2
* Zumba Fitness
* Kinect Sports
* MotionSports
* Deca Sports Freedom
* Kinect Joy Ride
* Adrenalin Misfits
* Fighters Uncaged
* Sonic Free Riders

Nintendo 3DS no próximo ano na Europa

null

A Nintendo revelou finalmente o que todos estavam à espera, a data lançamento de lançamento da Nintendo 3DS.

Sendo assim a novo consola portátil chega à Europa e América do Norte em Março de 2011. Já no Japão a 3DS chega a 26 de Fevereiro por 25,000 ienes(+/- 220€).

Hoje foram ainda reveladas novas características da 3DS, nomeadamente uma plataforma de carregamento da bateria, como podem ver na imagem em baixo:

null

A 3DS terá ainda uma caneta 10cm, um cartão SD de 2GB, que irão estar à venda a partir do dia do lançamento da consola, e seis cartões de realidade aumentada. A nível técnico teremos um slide pad, um sensor de movimentos e um giratório.

Poderemos ainda jogar jogos da Virtual Console, tal como jogos que efectuamos o download para a Nintendo DSi e DSi XL. Os jogos da 3DS virão dentro de cartuchos, à semelhança da Nintendo DS.

E quando terminar a subscrição do PlayStation Plus?

null

O lançamento do serviço PlayStation Plus deixou alguns utilizadores confusos em relação ao que era oferecido com a subscrição, mas sobretudo com o que irá acontecer com os conteúdos gratuitos adquiridos aquando do fim da subscrição.

Esta última dúvida foi esclarecida por Jeff Rubenstein no Blog Oficial PlayStaion, onde ele diz:

Os conteúdos adicionais gratuitos expiram após a subscrição terminar. Os conteúdos adicionais que pagares, mesmo que estejam com desconto, serão sempre teus. O mesmo se passa com os jogos – os gratuitos expiram se não renovares a subscrição. Tudo o que pagares – mesmo com desconto – é teu para sempre. Temas e avatares que são gratuitos, ficaram gratuitos para sempre.

Haverá alturas em que descarregamos um jogo gratuito e os conteúdos adicionais estão com desconto. Nestes casos, se a tua subscrição terminar, ainda poderás aceder ao DLC, mas irás precisar de voltar a adquirir o jogo para poderes dar uso ao conteúdo adicional.

E agora já estão mais esclarecidos?

EA fecha alguns servidores online

null

Como sabem na tecnologia e nos videojogos nada é eterno. E é à sombra disto que vem o mais recente anuncio da Electronic Arts, no qual nos vem dizer que irá fechar alguns servidores online dos seus jogos. Passando isto para a prática, significa que os jogos incluídos nesta lista deixarão de se poder jogar online.

À partida devem estar a pensar que serão os jogos mais antigos da produtora, mas tal não é totalmente verdade. Neste lista temos jogos que ainda são algo recentes, tais como Facebreaker e Nascar 09.

Sem mais nada a dizer fiquem com a lista dos jogos que perderão a sua componente online no dia 2 de Fevereiro:

* UEFA Champions League 07 PC e Xbox 360
* Facebreaker Xbox 360 e PS3
* Fantasy Football 09 Xbox 360 e PS3
* FIFA 07 PSP, PS2, PC
* Fight Night Round 3 PS2
* Madden 08 Wii
* Madden 08 PC
* Madden 09 Xbox1
* Madden 09 Wii e PSP
* March Madness 07 Xbox 360
* NBA 07 PSP, x360
* NBA 08 PS2, PSP, Wii
* NBA 09 Wii – Apenas para a Europa
* NBA Street (2007) PS3 e Xbox 360
* NCAA Football 08 PS2
* NCAA Football 09 PS2
* NASCAR 08 PS2
* NASCAR 09 PS2
* NASCAR 09 PS3 e Xbox 360 – Apenas para a Europa
* NFL Tour PS3 e Xbox 360
* NHL 07 PSP e Xbox 360
* NHL 08 PC
* Tiger Woods 07 PC
* Madden 09 Xbox 360 e PS3
* Madden 07 Xbox 360

PSPGo – 225 jogos disponíveis no lançamento Americano

null

A Sony Computer Entertainment America revelou que haverão cerca de 16 mil pedaços de conteúdos digitais, na PlayStation Store, compatíveis com a PSPGo, que será lançada no próximo dia 1 de Outubro.

A IGN avança que no lançamento norte-americano estarão disponíveis 225 jogos descarregáveis, 2300 filmes e 13300 episódios de séries de TV.

Apesar da SCEE ainda não o ter revelado, estes números serão consideravelmente mais baixos no continente europeu, onde, em princípio não estarão disponíveis os os filmes e as séries de TV.

No entanto é de se esperar um bom número de jogos, que incluem jogos PSP completos, exclusivos PSN entre outro tipo de conteúdos.

Jogos DirectX 11 divulgados pela AMD

null

Foi através de uma mensagem colocada blog oficial da AMD que ficamos a saber os vários jogos que vão suportar DirectX 11.

A juntar a DiRT 2 temos nomes como Battleforge e S.T.A.L.K.E.R. Call of Pripyat, sendo estes os títulos que vão tirar partido das novas funcionalidades que o DirectX 11 tem para oferecer aos jogadores. Além disso, a série Radeon 5000 vai poder aproveitar, ainda este ano, as vantagens de suportar esta nova versão do DirectX.

Obviamente que ainda existe outro jogo que vai permitir o uso do DirectX 11, já que tal título faz uma breve aparição nos vídeos promocionais do DirectX criados pela AMD. O jogo em questão é Alien VS Predator, que será lançado no início de 2010.

Mas porque será que a AMD só agora fala dos jogos que que vão suportar a nova versão do DirectX? A própria AMD dá-nos uma explicação para isso.

Se é um jogador deve estar a perguntar ‘Que jogos vão suportar o DirectX 11?’ mas para a nossa equipa é sempre complicado divulgar previamente que títulos vão suportar a esta tecnologia já que não sabemos as especificações desses jogos; ainda assim, queremos garantir ao consumidor que vários jogos no mercado vão usar em pleno as capacidades das placas gráficas ATI que suportem o DirectX 11.

Os dados da NPD referentes ao mês de Abril

null

Como já é hábito, a NPD revela os dados de cada mês, referentes às vendas no mundo dos jogos. Agora já são conhecidos os dados referentes ao mês de Abril, no mercado Americano.

Relativamente às consolas, a Nintendo DS continua a não dar hispótese aos concorrentes, com 1,040,000 unidades vendidas. Uma curiosodade é o facto da PS2 ter vendido mais que a PS3 e quase tanto como a Xbox 360.

Relativamente aos jogos, o Wii-Fit conseguiu alcançar o primeiro lugar, com 471,000 unidades vendidas. Convém destacar que as quatro primeiras posições são ocupadas por jogos para as consolas da Nintendo.

Sem mais nada a dizer fiquem com as listas divulgadas:

Tabela das vendas de consolas:

1. Nintendo DS – 1,040,000
2. Nintendo Wii – 340,000
3. Xbox 360 – 175,000
4. PlayStation 2 – 172,000
5. PlayStation 3 – 127,000
6. PSP – 116,000

Tabela dos jogos mais vendidos:

1. Wii Fit (Nintendo Wii) – 471,000
2. Pokemon Platinum (Nintendo DS) – 433,000
3. Mario Kart (Nintendo Wii) – 210,000
4. Wii Play (Nintendo Wii) – 170,000
5. The Godfather II (Xbox 360) – 155,000
6. Resident Evil 5 (Xbox 360) – 122,000
7. New Super Mario Bros. (Nintendo DS) – 119,000
8. Mario Kart DS (Nintendo DS) – 112,000
9. Guitar Hero Aerosmith (Xbox 360) – 110,000
10. The Godfather II (PS3) – 91,000