“PS3 é mais fácil de programar do que a PS2 e Xbox 360″

null

Recentemente Hermen Hulst, director da Guerrilla Games, e Arjan Brussee, director de desenvolvimento, deram uma entrevista ao site Gamedaily. Nesta entrevista eles disseram que programar para a PlayStation 3 não é assim tão difícil como algumas companhias querem fazer crer, e disseram ainda que a PlayStation 2 é mais complicada.

Tal como nós, se fores nativo da PlayStation, o nosso director não diz que a PS3 é particularmente difícil. É mais específica, mas não é tão difícil como era a PS2 – a PS2 era uma consola difícil de programar, mas a PS3 não nos levou muito tempo até conseguirmos dominá-la.

Hermen Hulst

Hulst diz que as produtoras que fazem jogos para diferentes plataformas, podem sentir dificuldades com a PlayStation 3 “porque é muito diferente” das outras consolas.

Por sua vez Arjan Brussee, director de desenvolvimento, não olha para a PlayStation 3 como um sistema mais fácil de programar, acreditando ainda que a arquitectura da Sony é mais simples do que a da Xbox 360.

Actualmente penso que a PS3 tem uma arquitectura mais simples do que as outras consolas; só tens que saber como direccioná-la. Penso que o processador Cell com os SPUs e com a super velocidade dos DSPs, onde podes enviar todas as tuas tarefas de cálculo, dá-nos um modelo que é muito mais fácil de programar, mesmo até para os programadores inexperientes, do que a proposta geral de uma arquitectura multi-core, que o PC e a Xbox 360 usam.

Arjan Brussee

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CommentLuv badge