Revisão de Max Payne

Aviso desde já que esta revisão foi feita por parte de Masterhard, uma colega g33ka da comunidade Webtuga e fã da série. AH! E já agora, se não conheces a série e simplesmente estas a ler isto por curiosidade, há uns spoilers pelo caminho… Tento..

max payne

Sinopse

O filme, o tão esperado filme do ano, afinal não era assim tão fantástico como aparentava ser. Foi uma desilusão para os fans do jogo e não aquece nem arrefece a opinião dos que nunca jogaram.

História

Não consegui entender e perdi a orientação e o fio à meada da coisa, mas a história é muito incoerente, com alguns glitchs que só quem conhece o jogo apanha, como na parte em que na narração Max diz que tem um “baby boy” enquanto que no jogo ele tem uma “baby girl”, algo não bate certo… A acção fica muito a desejar, ausência dela, ao longo do filme, apenas a cena do ragnarok tem alguma, e fraca, não tem bullettime, e o filme tinha tudo para ter um digno, e de qualidade superior ao famoso bullettime do filme “The Matrix”, ausência de sangue e tiroteiros, ausência de dodges e habildades com armas, ausência de killer suits, os diálogos são pobres, não há armas de jeito, ou pelo menos adequadas às cenas. Tudo o que dá vida no jogo e que os jogadores vivem intensamente não se vê no filme. Max Payne tinha tudo para ser um filme rico em isto:

A banda sonora ficou pobre, ambos os jogos teem OST de qualidade, o filme coitado, ficamo-nos pelo instrumental de Marilyn Manson If I Was Your Vampire.

Elenco

Ficou muito aquém do que se esperava, inclusivé actores que nada encaixam nas personagens, o caso [b]Jim Bravura[/b] é o destaque, um jovem negro nas Internal Affairs da AESIR a representar uma personagem branca e idosa NYPD Deputy? Só acertaram no bigodinho… Não censuro o actor Mark Wahlberg, mas não é o indicado para encarnar a personagem. Aliás, já existia um Max Payne em carne e osso, o actor Timothy Gibbs deu a cara em Max Payne 2: The Fall of Max Payne

max payne 2

O mesmo digo de Mona Sax, interpretada por Kathy Tong e que é apresentada no filme pela actriz Mila Kunis

max payne 3

Tudo a ver não? Mesmo assim, faltam personagens importantes para a história fazer sentido, Alfred Woden e Vinnie Gognitti. No entanto entra uma personagem nova que divide as opiniões de muita gente, Natasha Sax, Mona tinha uma irmã? Se tinha, porque não existe referência no jogo? No jogo existe referência de Mona como a irmã maléfica de Lisa Punchinello, nada de Natasha. Mas poderá encaixar-se Natasha na época inicial do jogo, quando Max e transferido para a DEA após a morte da família e ele vai trabalhar undercover no caso Valkyr e então Max encontrar-se-ia com ela e subsequentemente ela morreu como todos ous outros junkies. O que explica ela não ser mencionada mais à frente. A actriz Kate Burton como Nicole Horne e Amaury Nolasco como Jack Lupino foram os mais adequados para encarnarem as personagens, apesar do destino de Horne ter sido adulterado no filme, da qual Horne teria que morrer na queda do helicóptero, isso tal não aconteceu. B.B. morre no telhado do edifício da AESIR, no jogo B.B. morre na garagem, afinal aonde é que ficamos?

Graphic Novel

O que destaca o jogo dos restantes é a Graphic Novel e a respectiva história interessante, de uma pessoa ficar agarrada a ela pelo seu encanto. Ela por si só tinha os ingredientes para fazer um filme sem mexer um cabelo, e em Max Payne 2: The Fall of Max Payne ainda está mais apimentada pelo “noir love” que paira no ar, não foi o caso infelizmente. Coisa de pegar nela e fazer com pessoas de carne e osso, nisso só demonstra imcompetência não terem feito… É pecado não haver no filme, no inicio, existe uma narração, fim.

Cenários

Os cenários estão fiéis, as ocorrências neles estão desfazadas, no porto onde B.B. afoga Max, depois vemos Max a tomar uma dose de Valky voluntariamente, no entanto no jogo é Nicole que injecta em Max na vivenda de Punchinello uma dose alta de Valkyr, deixando-o em overdose e á morte. Os demónios deveriam aparecer em menor número e apenas nas ocasiões de “Max’s Nightmare” a explosão no edificio da AESIR não deveria acontecer,e no entanto, a intenção da explosão é a mesma no jogo e no filme, no jogo a explosão acontece nos subterrãnos do “deep six”, explosão essa que matou dezenas de cientistas e todo o projecto Valkyr foi destruído, não faz sentido ser no edifício da AESIR.

5 thoughts on “Revisão de Max Payne

  1. E outra coisa chata é apenas ter havido uma sequência em “bullet time” :oP

    Já agora, não me lembro do BB?! What the fuck?!

    Só me lembro é que a mazona era a dona da empresa farmacêutica e que lhe limpávamos o sebo no último andar!

    Hugz,
    Luís

  2. B.B. e o colega traidor de max e alex no primeiro jogo, tera sido ele tambem o assassino de alex.
    Deves te lembrar dele na parte 3, capitulo 4, na cena da garagem onde ele tenta matar max sem sucesso, ouves tambem vozes dele em tom de gozo durante o nivel.
    peco desculpa pelos erros na review, prometo que meto o teclado na banheira :)

    Ultimo post no blog do masterhard: Get a Mac: Bean Counter, V Word e Bake Sale (Actualizado)

  3. bem concordo imenso com esta critica sobre jogos max payne / filme max payne eu tambem acho que o filme devia ter sido mais explorado e mais bem investido e se ja havia um actor a fazer de max payne (Timothy Gibbs) era so contactar esse actor e por o filme sim na mesma linha do filme equilibrium que para mim foi um dos marcos do cinema junto ao matrix esperemos por uma sequela do filme ou uma readaptação tipo hulk mas agora mais ao estilo de max payne pois no filme bullet time so vi tb uma parte de 20 segundos o que me desapontou-me imenso visto ser tambem um fa dos jogos max payne enquanto filme jogo interligação da historia bem dou um 6/10 porque ficou um bom filme mas tinha tudo para ficar um excelente filme :( abraços e excelente critica :)

  4. Na boa gente, parem de ser asnos.

    ADAPTAÇÃO NÃO QUER DIZER CÓPIA. Se um filme é feito INSPIRADO num jogo com o mesmo título e personagens, o diretor tem toda a LIBERDADE de contar a história da maneira que lhe couber. Se a velha morre ao cair do helicóptero e ela nem é ‘caçada’ por Payne no filme; se B.B. não morre no terraço e sim na garagem; se Max não toma a droga por si só. PQP? O que isso tem a ver? Você queria um filme que contasse minuto a minuto a história do jogo, com a primeira tomada com Payne entrando em casa e achando a família morta e a última, com ele derrubando o helicóptero? Francamente!

    Temos que procurar criticar o filme avaliando os aspectos de um FILME, e não comparando-o com um jogo, muito menos aos aspectos deste.

    Maçã é maçã e pêra é pêra. Maçã e pêra são frutas. Você quer que uma maçã verde tenha o gosto de uma pêra só porque ambas são frutas e as pêras são verdes???

    Quanto ao filme, ele realmente é fraco. Atores ruins, roteiro confuso. Quem não conhece o jogo não entende muito bem a história. Mas quem conhece o jogo e não fica bitolado nessas frescuras de querer que a adaptação seja uma cópia, vê que o filme, apesar de fraco, é de se entreter.

    Por fim, odeio esse papo que tooodos tem de reclamar de filmes que são adaptações. Geralmente acontece quando se tratam de livros, mas no caso de Max Payne, é de um jogo.

    Repito, adaptação não é cópia. Se fosse pra copiar tudo religiosamente, o que de ‘interessante’ estaria o diretor fazendo em reproduzir uma história da mesmíssima maneira? Vocês ainda iriam reclamar porque o filme não estaria agregando em nada.

  5. I’m fearful that the Pit bull requires a exclusive sort of operator…these dogs, no matter how ‘trusting’ nevertheless have teeth, are still animals without having moral principles and once they DO bite, won’t allow go. As in all creatures…some have a tendency to be more suseptable to instinctual habits and time and time once again, this breed tends to complete just that.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CommentLuv badge